Corrida é uma das melhores formas para emagrecer. É um esporte que aumenta o metabolismo e acelera o processo de queima de calorias.
Emagrecer é um processo contínuo de queima de calorias, então o esforço deve ser crescente. Essa é a primeira base no momento de estabelecer um treino de corrida eficiente.
A grande vantagem que existe na corrida para emagrecer é a continuidade do consumo de energia. Mesmo após o treino, o organismo continua acelerado, mantendo o metabolismo rápido e o processo de emagrecimento. Assim, corridas mais longas e intensas emagrecem mais, pois aceleram o metabolismo e aumentam o gasto calórico e de energia.
Corrida de rua tem um lado ruim
Ainda que a corrida de rua seja mais eficiente na perda de peso, muitas vezes a diferença de queima calórica não compensa os riscos. Na rua, seu corpo está sujeito ao calor intenso, sol, acidentes de terreno e diversas outras condições preocupantes. Assim, os riscos de insolação, desidratação, superaquecimento e torções são maiores.
Muitas vezes essas condições te dão, também, uma falsa sensação de cansaço. Você acha que o corpo está trabalhando muito, mas o desgaste está mais associado ao calor e sol, o que torna o treino menos eficiente.
Corrida na rua ou na esteira para emagrecer?
Como é possível perceber pela sensação de desgaste físico e cansaço, a maior perda de peso está na corrida na rua. É um exercício que, pelas instabilidades e influência de fatores externos, acaba sendo mais intenso, queimando mais calorias. Correr na rua te exige interagir com o vento, subidas, descidas, superfícies acidentadas e outros elementos.
Enquanto isso, a esteira auxilia na corrida. A rolagem da lona no equipamento oferece maior impulso para o movimento, reduzindo a intensidade do esforço. É possível aumentar a intensidade dos treinos, mas isso vai exigir muito mais do seu corpo que correr na rua.
Como tornar o treino na esteira melhor?
Esteiras ajustáveis permitem mudar a inclinação da corrida, tornando o treino mais eficiente e incentivando a queima de calorias.
Alternar tipos de treinos na esteira pode ser de grande ajuda também. Intercalar o treino de alta velocidade com o treino no plano inclinado também aumenta o gasto calórico, além de criar novos desafios para o corpo.
Assim, mesmo sendo menos eficiente na teoria, para algumas pessoas e situações, a esteira pode ser a melhor alternativa para emagrecer.
É importante lembrar:
Emagrecer com corrida é ótimo, mas só tem efeitos duradouros se você cuidar da sua alimentação. A perda de peso está associada ao gasto calórico, assim, se você ingere mais caloria do que gasta não vai emagrecer, nem manter o peso conquistado.
Uma boa alternativa para ajudar a cuidar do equilíbrio do gasto e consumo de calorias são refeições pós-treino combinando proteína magra e grãos integrais. Essa opção auxilia a manter por mais tempo a sensação de saciedade e a hidratação do corpo, o que ajuda a emagrecer.
Outro elemento importante é não buscar por dietas malucas. Procure por um profissional se você acha que deve mexer na sua alimentação. Um nutricionista vai poder te auxiliar na redução de calorias da alimentação sem colocar a sua saúde em risco. Já um profissional de educação física vai ajudar a evitar riscos de lesões, tanto na rua quanto na academia.
2 comentários
[…] costuma ser a primeira opção de pessoas que querem definir o corpo, emagrecer e ganhar mais força. Mas a estética não é o único ponto positivo que ela […]
[…] Intercalar caminhadas com corridas, ou inserir alguns minutos de sprints em um treino de corrida ajuda a queimar mais calorias. Adotar treinos com variações de intensidade tira seu corpo da zona de conforto e acelera os resultados obtidos com a esteira. […]