Home / Equipamentos / Spinning: descubra como utilizar esta bike

Spinning: descubra como utilizar esta bike

spinning lion fitness

Bike Spinning são um modelo de bicicleta não ergométricas muito comum entre os equipamentos de uma academia. Seu principal diferencial é simular subidas e descidas, utilizadas principalmente para reproduzir as condições de corridas de bicicleta ao ar livre.

 

A bike spinning trabalha condicionamento físico, contribuindo com a saúde do coração e aumentando a resistência muscular das pernas e glúteo. Além disso, é uma ótima opção para quem quer emagrecer.

 

A maior intensidade de exercícios, em comparação com bicicletas ergométricas, garante melhores resultados. Essa intensidade é conquistada por ser um equipamento que oferece maior variação de carga e velocidade.

 

Spinning: como ajustar a bicicleta para as aulas

 

Aulas feitas na bicicleta de spinning, pela intensidade dos exercícios, exigem a regulagem correta. Muitas pessoas evitam essas aulas pelo medo de lesões, acreditando que ela causa uma sobrecarga nos joelhos. No entanto, essa sobrecarga só acontece se a bike spinning não for ajustada de maneira correta.

 

Para garantir o posicionamento certo e um treino seguro e eficiente, basta seguir essas recomendações:

 

Altura do banco

 

Verifique se a altura do banco está correta para o tamanho das suas pernas. Para ter certeza, basta ficar ao lado da bicicleta antes de subir e colocar o banco na altura do osso do quadril.

 

Quando sentar na bike, seu joelho deve ficar levemente flexionado nos momentos em que o pedal estiver na posição mais baixa.

 

Distância do banco para o guidão

 

A medida aqui é a mesma do seu antebraço, contando do cotovelo até a mão fechada. O banco está ajustado corretamente se seu joelho não ultrapassar a linha da ponta do pé durante a pedalada.

 

Altura do guidão

 

O guidão da bike spinning deve sempre estar mais alto que o banco. A posição deve permitir que você mantenha sua coluna ereta, garantindo uma pedalada confortável.

 

Ajuste do firma-pé

 

Coloque o cadarço para dentro do tênis, evitando que enrosque no pedal. Coloque o pé no pedal posicionando a parte gordinha da frente dos pés no meio do pedal. Prenda a fita para que o pé não deslize e saia da posição.

 

Dicas para melhorar as aulas de spinning

 

1. Usar frequencímetro

 

Utilizado para monitorar a frequência cardíaca, ele te ajuda a controlar a queima de gordura. Ele mostra se você está abaixo ou acima da zona alvo, permitindo intensificar ou reduzir esforços e garantindo mais eficiência.

 

2. Calçar sapatilha

 

spinning lion fitness

 

Ainda que seja possível prender um tênis comum, o uso de sapatilhas especiais para ciclistas melhora a performance. Esse calçado tem solado mais duro, auxiliando na transferência de força da perna para o pedal sem desperdícios de energia. Tênis comuns têm o solado mais macio e acabam forçando mais o arco do pé, causando dores, desconforto e inflamação.

 

 

3. Respeitar o cronograma das aulas

 

O tipo de aula varia muito, focando em diferentes elementos. Assim, perder aulas e não respeitar o cronograma é perder um tipo de exercício. Aulas de spinning podem ser:

 

    • sessões de montanha, que trabalham mais os músculos da perna;
    • treino de endurance, que prioriza a perda de gordura;
    • treino intervalado, focado no condicionamento físico e fôlego.

 

 

 

São aulas com diferentes objetivos e intensidades, mas que se complementam.

 

4. Utilizar banco de gel ou bermuda acolchoada

 

É comum ter dores no bumbum após aulas de spinning. Isso acontece por você passar grande parte do tempo sentado no banco do bike, que é muito estreito.

 

Para evitar ou, ao menos, reduzir essas dores, existem capas de gel para encaixar no banco e bermudas acolchoadas. As duas opções oferecem uma proteção extra para os glúteos, proporcionando maior conforto.

 

5. Hidratar o organismo

 

Mantenha-se sempre hidratado. Aulas de spinning, pelo esforço feito, fazem com que o aluno transpire bastante e perca muito líquido. Assim, ter uma garrafinha de água por perto reduz a desidratação e ajuda a manter um bom rendimento.

 

Se preferir, é possível levar garrafinhas de isotônico, que têm, além de água, sais minerais e carboidratos. Assim, ele não só combater a desidratação, mas também ajuda a repor energias e evitar a fadiga.

 

Lembre-se: isotônicos são bebidas calóricas, não abuse ou jamais conseguirá perder peso.

 

6. Manter uma toalha por perto

 

Como o spinning faz com que o aluno transpire bastante, é sempre bom ter uma toalha por perto. Não é uma questão apenas de higiene, mas de segurança, evitando que suas mãos escorreguem do guidão durante os exercícios.

Um comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *