Treinos de peso livre são uma das maneiras mais eficientes de ganhar força, hipertrofia muscular e melhorar o desempenho físico, sendo, na maioria das vezes, superiores a exercícios desenvolvidos em equipamentos específicos.
São exercícios com maior estabilidade e que incluem uma maior quantidade de músculos. Assim, impactam diretamente o uso e desenvolvimento da massa muscular do praticante, oferecendo resultados mais eficientes.
Existem diversas vantagens associadas ao treino de peso livre:
- Melhores resultados para a musculatura;
- Redução de níveis de estresse articular;
- Maior amplitude de movimentos;
- Desenvolvimento da musculatura de sustentação.
Resultados mais eficientes para a musculatura
Por envolver nos exercícios um conjunto mais completo de músculos, o peso livre trabalha melhor as fibras musculares. Por isso, atinge um número maior de objetivos do que equipamentos focados em um único grupo muscular.
É o que ocorre, por exemplo, em exercícios na paralela abdominal, onde o trabalho abdominal também afeta pernas e tríceps com grande intensidade, melhorando o desenvolvimento dos três grupos musculares de maneira homogênea.
Peso livre reduz níveis de estresse nas articulações
Por serem movimentos mais naturais ao corpo, o desenvolvimento da potência, a ativação muscular e a força feita são maiores. Assim, o conjunto de elementos envolvidos permite reduzir a sobrecarga das articulações.
No caso de exercícios para a lombar , por exemplo, a ausência de halteres e anilhas torna os movimentos menos agressivos não apenas para as articulações da área, mas também para joelhos e ombros, envolvidos na estabilização do movimento.
Amplitude de movimentos com peso livre
Ainda que as máquinas de exercícios tenham seus benefícios, a amplitude de movimentos oferecida será sempre menor. Treinos de peso livre oferecem maior amplitude, afetando menos os resultados dos exercícios praticados.
Este é o caso de exercícios feitos com o arco abdominal, que oferece um maior controle de até onde será forçada a musculatura lombar e abdominal, respeitando os limites do atleta sem abrir mão dos resultados, com suporte para cabeça e pescoço e apoios para a mão que evitam sobrecarga das áreas.
Desenvolvimento de musculatura de sustentação
Independente do tipo de exercício de peso livre feito, é necessário sempre estar atento ao equilíbrio e à postura. Assim, além dos músculos trabalhados com maior foco, o peso livre trabalha músculos acessórios. Desenvolvem, por esse motivo, a estabilidade e sustentação com o benefício de queimar algumas calorias extras.
Um exemplo são os exercícios de agachamento, que apesar de terem como foco principal os membros inferiores, exigem um trabalho de glúteos, coluna e abdômen para ser realizado.
É importante destacar:
Exercícios de peso livre são uma maneira mais eficiente de se preparar para equipamentos mais focados e com maior intensidade. Funcionam como tratamentos de reabilitação, preparação do condicionamento físico e como treinos de isolamento avançado.
1 comentário
[…] Treinos […]