Existem diversas crenças sobre o corpo feminino e sua relação com exercícios e treinos em academias que tem sido desmentidas. Muitas delas acabam provocando sérios problemas na saúde das mulheres, outras, impedem que elas se entreguem aos treinos como deveriam.
Conheça 5 dos mitos sobre musculação feminina
Mito 1 – Cargas e treinos pesado deixam a mulher grande e masculinizada
Ficar gigante não é uma possibilidade para mulheres, mas um desafio. Mesmo com cargas e treinos mais intensos, localizados em apenas uma porção do corpo, ficar gigante depende de um fator: hormônios. Não importa quantas séries de supino ou no graviton você faça, seu peitoral não vai ficar imenso. No máximo, vai perder parte da camada de gordura do seio.
A testosterona é o hormônio envolvido na formação de traços mais masculinizados e na construção de grande quantidade de massa muscular. Mulheres têm testosterona, mas não em níveis capazes de causar essa mudança na estrutura física. A única forma de crescer grandes quantidades de massa muscular em mulheres, caso seja seu objetivo, é utilizando esteróides anabolizantes ou testosterona sintética.
Mito 2 – Queimar gordura localizada é possível com exercícios
Infelizmente, não é bem assim que as coisas funcionam. Queimar gordura localizada depende de um processo de emagrecimento controlado do corpo todo. Mesmo fazendo exercícios localizados, a gordurinha permanece lá. Não é que você nunca vai queimar aquela gordurinha dos braços ou barriga, mas vai ser necessário muito mais que musculação. Apenas exercícios de bíceps e abdominais não vão ser suficientes. Entenda que algumas áreas perdem gordura mais facilmente que outras.
A gordura localizada está relacionada à ingestão de calorias e acúmulo de gordura para produção de energia. Assim, a barriguinha só vai ser perdida aliando musculação mais intensa com uma dieta hipocalórica balanceada.
Mito 3 – Aparelhos de aeróbicos são os melhores para moldar o corpo feminino
Assim como já comentamos que treinos pesados não vão deixar o corpo marombado, não são apenas os aparelhos aeróbicos que servem para moldar o corpo das mulheres. Na verdade, a construção muscular depende do processo de recuperação de microlesões que só treinos com pesos e sobrecarga podem causar.
Assim, a estética corporal depende muito da musculação e de uma dieta balanceada, principalmente para eliminar gorduras. Esse processo é, sim, muito beneficiado por equipamentos de cardio e aeróbicos, que ajudam a acelerar o metabolismo e fazem com que os resultados apareçam mais rápido.
Mito 4 – Sua celebridade favorita do Instagram é seu maior modelo
Além de mito, essa afirmação é um grande perigo para a saúde das mulheres. Cada organismo tem necessidades específicas e nunca vai ter os mesmos resultados com o mesmo método de outra pessoa. Sem falar nas limitações físicas e de saúde que cada pessoa possui.
A celebridade do Instagram não está ali para te mostrar o melhor jeito de perder peso, mas para conquistar audiência com algo fora do padrão. E por trás dessa celebridade estão diversos profissionais. Nutricionistas, educadores físicos e outros especialistas oferecem todo o suporte para que ela alcance os objetivos sem colocar a saúde em risco.
Se você deseja se inspirar no corpo de alguém, tudo bem. Mas busque os métodos certos para seu corpo e profissionais competentes para te ajudar a alcançar aquele corpo com saúde.
Mito 5 – Se eu estou treinando, posso comer o que eu quiser
Seria o sonho de toda mulher, mas não. Não é assim que as coisas funcionam. Exercícios físicos não são um aval para descuidar da alimentação. O fato de queimar calorias com musculação não significa que você queima tudo que consome, principalmente quando não toma cuidado com a alimentação.
Lembre-se: é muito mais fácil ingerir calorias e ganhar gordura corporal do que queimar. Cuide sempre da sua alimentação.