Remada alta é um treino realizado, geralmente, em equipamentos de academia de polia simples, remada sentada ou com halteres e barras e anilhas.
É um exercício focado no treino dorsal e de ombros, trabalhando o conjunto completo da musculatura, ainda que o peitoral seja ativado com menor intensidade.
Apesar de ser um treino completo, a remada baixa não possui apenas benefícios, mas também alguns riscos para o corpo.
Conheça esses riscos e benefícios para tornar seu treino mais eficiente:
Benefícios da remada alta
A remada alta oferece uma série de benefícios para seus praticantes, sendo os principais deles:
1. Ombros largos
A região dos ombros, principalmente a cabeça lateral do músculo deltóide, pode conquistar um grande aumento da massa muscular com o treino de remada alta. Assim, o atleta conquista ombros mais largos e bem desenvolvidos.
2. Desenvolvimento do trapézio
O trapézio é uma das partes mais difícil de ser trabalhadas na parte superior do tronco. Com a remada alta é possível trabalhar um treino mais focado nessa musculatura, promovendo seu maior desenvolvimento.
3. Aumento da performance para treinos compostos
Por trabalhar um conjunto muscular completo por meio do treino de remada alta o atleta prepara melhor o corpo para outros exercícios e treinos. A força e resistência adquiridas permitem desenvolver treinos de escalada, levantamento de peso e militar, tipos de exercícios compostos, de maneira mais eficiente.
Remada alta e seu riscos
O grande risco da remada alta está associado com a qualidade de execução dos movimentos de treino. Utilizar um equipamento de puxada alta, barras ou pesos não são tarefas simples e exigem cuidado para evitar lesões, principalmente nos ombros.
Muitos praticantes utilizam um excesso de peso nas barras, dão impulsos com a coluna ou sobem os cotovelos até a linha das orelhas no momento de realizar o exercícios. Com isso, a sobrecarga na lombar e nos ombros é grande e as chances de lesões são muito maiores.
Outro risco é a realização dos exercícios quando já existem problemas nas articulações. Muitas pessoas não têm ciência desses problemas e acabam realizando esforços que não poderiam.
Qualquer que seja o seu caso, o ideal para evitar esses riscos é sempre buscar por orientação de médicos e treinadores para a execução dos movimentos. Além disso, avaliações antes de iniciar os treinos podem ser a melhor opção para evitar lesões, principalmente em articulações.