O uso de halteres e dumbell para elevação frontal para treinos de ombro são muito utilizados em academias. As articulações e músculos do ombro executam funções fundamentais e tem grande impacto estético no corpo de um atleta.
O músculo deltoide é o principal responsável por boa parte dos movimentos executados pelo ombro, ajudando, ainda, a estabilizar os demais. O deltoide participa, também, da movimentação dos músculos dorsais e peitoral. Ele é formado por 3 porções:
- Frontal (anterior);
- Lateral;
- Posterior.
Este é o principal músculo trabalhado pela elevação frontal com halteres e dumbell.
Execução correta da elevação frontal
Este treino trabalha, principalmente, a porção frontal, ou anterior, do músculo deltoide, acionando, com menor intensidade as porções lateral e posterior. Por ser um exercício muito focado em uma única porção do músculo, exige muito cuidado e a execução correta, evitando o risco de lesões.
A elevação frotal é um movimento simples e pode ser feito tanto com barra e polia simples, quanto com halteres e dumbell
Para executar o movimento, mantenha o corpo ereto, seja em pé ou sentado em um banco, e os braços paralelos a ele. Eleve os braços até a linha do ombro, formando um ângulo de 90º em relação ao corpo e, depois, retorne à posição inicial.
O grande ponto a ser observado em relação ao movimento, na verdade, está nas cargas e ajustes para conseguir melhores resultados.
Halteres e dumbell na elevação frontal
Utilizando halteres e dumbell é possível realizar mais variedades dos exercícios de elevação frontal que na polia simples ou barra. Isso porque os dois braços são independentes e podem realizar movimentos diferentes.
Assim, a elevação frontal com halteres e dumbell pode ser feita com os dois braços subindo juntos ou sendo alternados. Braços alternados permitem aumentar a carga um pouco mais. Isso porque um dos braços sempre terá um tempo em posição de descanso entre uma subida e outra.
O exercício ainda pode variar de acordo com a pegada. Ela não interfere diretamente no trabalho do deltoide, mas acaba por causar variações no conforto e no trabalho dos antebraços.
É importante escolher a pegada mais confortável ou seus braços cansarão antes que o deltoide possa ser efetivamente trabalhado. Uma pegada neutra ou semi-neutra é a melhor opção, acionando músculos de sustentação essenciais para a execução correta do movimento.
Na pegada neutra, os punhos estão na vertical, com as palmas da mão voltadas uma para a outra.
1 comentário
[…] Treinos […]