Equipamentos de agachamento auxiliam em treinos com movimentos funcionais e muito benéficos para a rotina. O movimento de agachar, em si, já faz parte do dia a dia das pessoas, sendo o mesmo utilizado para subir escadas, pegar coisas no chão ou sentar.
O grupo muscular trabalhado, que inclui pernas, glúteos, quadril e lombar, cuida da mobilidade, equilíbrio e resistência. Assim, contribui com o corpo em diferentes níveis: aumento de massa muscular e força para atletas e qualidade de vida para todos.
Agachamento: variações de exercícios
As variações, alterando peso e equipamento, permitem aumentar ou diminuir a intensidade dos exercícios. Assim, pode aumentar o foco em um músculo específicos, melhorar a resistência e o desempenho.
Utilizar os equipamentos de agachamento de maneira adequada e realizar o exercício corretamente é essencial para evitar lesões e para alcançar todos os benefícios.
As variações de exercícios dependem de certa preparação do corpo. Não é possível aumentar o peso se, por exemplo, você não é capaz de manter a coluna alinhada. Isso causa uma sobrecarga que pode gerar lesões.
O melhor jeito de variar esses exercícios é procurando por diferentes equipamentos.
Equipamento de agachamento e seus tipos
Existem três equipamentos principais. Conheça eles:
Agachamento 3D
O agachamento 3D, também conhecido como gaiola multifuncional, é um aparelho que oferece maior precisão aos exercícios. Ajuda na manutenção do equilíbrio e em uma movimentação mais focada e com melhores resultados.
Agachamento Sissy
Tem como principal função ajudar na execução de exercícios para produção de massa, permitindo trabalhar a parte frontal das coxas de maneira separada. A execução dos movimento se assemelha a uma extensão de joelhos e, por isso, auxilia no desenvolvimento da área mais próxima a essa articulação no quadríceps.
Agachamento Squash
O squash é um equipamento que garante um trabalho focado no fortalecimento dos membros inferiores por meio de movimentos estáveis, contínuos e suaves. Ele garante o trabalho independente de cada um dos músculos de maneira segura e com maior rendimento.