Panturrilha é uma das musculaturas mais importantes do corpo, sendo considerada um segundo coração. O entupimento das veias que irrigam essa musculatura pode causar uma série de problemas circulatórios e colocar todo o corpo em risco. Essa região é formada pelo grupo muscular chamado tríceps sural. Esse grupo é composto por três músculos: os músculos gastrocnêmios lateral e medial e o músculo sóleo. O músculo gastrocnêmio lateral e o sóleo são flexores plantares, enquanto o medial é um flexor do joelho.
No dia a dia, os três músculos da panturrilha, e os demais músculos da perna, trabalham de maneira conjunta. Eles se flexionam e estendem para movimentar as articulações. Qual deles é mais ou menos solicitado depende do ângulo em que o movimento é realizado.
É essencial entender essa relação entre ângulo e solicitação muscular para trabalhar esses músculos nas academias. Os aparelhos de academia panturrilha em pé e sentado são os principais para trabalhar de maneira completa essa musculatura. Entenda as diferenças:
Panturrilha ou em pé ou sentado: diferenças
A principal diferença entre os aparelhos não está na posição em que você fica, mas na posição em que os joelhos estão. Um exemplo para entender essa diferença é o Leg Press em que, mesmo estando sentado, o joelho está estendido para o treino de panturrilha. Cada posição de joelho trabalha um tipo de flexor e coloca maior intensidade em um músculo diferente:
Joelhos flexionados – sóleo
Joelhos estendidos – gastrocnêmio
O movimento sóleo é monoarticular, ou seja, cruza apenas uma articulação, enquanto o gastrocnêmio é biarticular, cruzando duas articulações. Por isso se deve o equipamento de panturrilha em pé e sentado, trabalhando os músculos da região de maneira mais completa.
Executando treino no equipamento de panturrilha em pé
Fique em pé apoiando apenas os dedos e a almofada da frente do pé na plataforma e apoie os ombros por baixo da almofada. Mantenha os pés paralelos e distantes um do outro na linha do quadril. Force os calcanhares para baixo o máximo possível, obtendo o máximo alongamento da panturrilha. Em seguida, realize o movimento de contração da panturrilha, elevando os calcanhares o máximo possível, mantendo as pernas estendidas. Para finalizar, volte à posição inicial.
Executando treino no equipamento de panturrilha sentado
O exercício de panturrilha sentado segue o mesmo processo da panturrilha em pé, mas com os joelhos flexionados. Sente-se no equipamento e ajuste a altura para que o peso fique bem posicionado no fim das coxas. Apoie os pés no suporte, apenas com a ponta dos dedos e force os calcanhares para baixo, alongando a panturrilha. Em seguida, eleve os calcanhares o máximo, subindo o suporte com o peso. Finalize voltando os pés para a posição inicial.
1 comentário
Olá!
Fiz uma artrodese no tornozelo com isso acabei perdendo 100% dos movimentos do tornozelo com isto a minha panturrilha está bem menor que a outra a perna afinou muito.
Existe algum exercício para ajudar a recuperar a massa da perna e da panturrilha?