Hipertrofia é um dos objetivos mais buscados por praticantes de musculação, principalmente halterofilistas e fisiculturistas. É por meio dela que o corpo ganha mais volume muscular e a aparência de “força”.
Ainda que muitos utilizem aparelhos de academia para conquistar maior hipertrofia, poucos sabem, realmente, o que ela é. Quer descobrir o que é a hipertrofia e como ela ocorre na musculatura? É só continuar acompanhando.
O que é hipertrofia?
Hipertrofia é o nome dado para o aumento do tamanho de um órgão. Esse aumento está relacionado com a intensificação das das funções celulares. Esse ponto é o mais importante para entender a hipertrofia: o aumento é nas funções, no volume e no tamanho, mas não há um aumento no número de células, como ocorre com o crescimento ao longo da vida.
O processo oposto à hipertrofia é a atrofia. Nela o órgão, ao invés de crescer de tamanho, diminui. As funções celulares são reduzidas, não o número de células, sendo como um processo de morte daquele órgão, que vai perdendo a capacidade de executar suas funções no organismo.
A mais comum, procurada por praticantes de musculação, é a hipertrofia muscular. Ela pode ser provocada tanto de maneira forçada, por meio de suplementos e da prática de exercícios em academias de musculação, quanto por fatores biológicos como:
- crescimento na fase de puberdade;
- dilatação do útero durante a gravidez;
- dilatação do endométrio durante a fase estrogênica do ciclo menstrual;
- aumento do músculo cardíaco provocada pela hipertensão.
Hipertrofia muscular: entenda como ocorre
Na hipertrofia muscular, o aumento do músculo é visível e conquistado por meio do aumento de massa muscular magra. Esse processo de hipertrofia ocorre por meio de uma exigência física intensa ou por estímulos hormonais em tecidos específicos.
Uma das formas mais eficientes para alcançar hipertrofia muscular é por meio da musculação, estimulando respostas metabólicas do organismo. O uso de aparelhos de academia como o supino e o cross over para alcançar hipertrofia oferecem bons resultados, mas devem ser utilizados corretamente. Buscar por uma academia com bons equipamentos e instrutores especializados é essencial.
Mais do que exercícios, a hipertrofia exige uma alimentação adequada. O consumo equilibrado de proteínas e carboidratos é que garantirá os melhores resultados com os exercícios.
4 elementos essenciais para hipertrofia
Para garantir os melhores resultados quando se busca hipertrofia é necessário adotar esses 4 passos. Apenas assim você alcançará o aumento da massa muscular desejado mantendo sua saúde em boas condições.
1. Treino alvo
A forma como o treino é realizado faz toda a diferença. Não adianta utilizar equipamentos de peso livre para um treino com muita intensidade e não prestar atenção na execução dos movimentos.
Foque seu esforço nos músculos que deseja treinar, trabalhando cada fibra com peso elevado, mas sem nunca perder a qualidade do movimento.
A hipertrofia começa quando o músculo cansa e se esforça para se recuperar. Assim, aposte em séries com repetições suficientes para alcançar fadiga. E não exagere, ou o efeito poderá ser o oporto: perda de músculo em lugar de ganho.
2. Descanso anabólico
Músculos se desenvolvem, apenas, no descanso. É no momento de se recuperar do grande esforço realizado que a massa muscular é aumentada. Assim, é essencial cuidar de seus momentos de descanso, tendo boas noites de sono e evitando o estresse.
Para não sobrecarregar o corpo e ter o tempo de descanso necessário sem ter que ficar parado, busque por atividades alternativas para intercalar com a musculação, como dança, caminhada, ioga, alongamento ou meditação.
3. Cuide da alimentação
Oferecer ao corpo os nutrientes necessários para se desenvolver é essencial. Apenas com uma alimentação balanceada é possível ganhar massa muscular e beneficiar a hipertrofia sem acumular gorduras ou ter problemas de saúde. Buscar a ajuda de um nutricionista pode ser essencial. Assim, você consome as quantidades certas de nutrientes se alimentando da melhor maneira para seu metabolismo.
4. Balanço hormonal
Como comentamos, hipertrofia depende de exercícios físicos que estimulem o metabolismo de maneira correta. Para isso, é essencial manter o equilíbrio entre os principais hormônios anabólicos: insulina, testosterona e cortisol.
Muitas vezes, hormônios sendo produzidos em excesso ou abaixo dos níveis necessários podem resultar em ganho de gordura ou em perda de massa muscular. Procurar por um profissional para fazer a avaliação dos níveis de hormônios é um grande diferencial no momento de iniciar os treinos para hipertrofia.
1 comentário
[…] Treinos […]