Leg Press é um dos principais aparelhos de academia para treinos de perna na musculação.
Endurecer e definir pernas são um dos objetivos mais buscado por homens e mulheres em academias e são difíceis de alcançar. Isso porque a força e sustentação das pernas, para ser alcançada, depende de um trabalho bem feito de uma grande variedade de músculos.
Mesmo sendo muito utilizado, o Leg Press ainda gera muitos questionamentos sobre variações e execução correta. Por isso, separamos algumas informações muito importantes para quem deseja um treino mais eficiente nesse equipamento.
Leg Press e a musculatura
O Leg Press trabalha movimentos articulares e focados nas musculaturas que realizam movimentos de extensão e flexão de joelhos e quadril.
Por esse motivo, os principais conjuntos musculares trabalhados, responsáveis por esses movimentos são os músculos do quadríceps (vasto medial, lateral intermédio e reto femoral), isquiotibiais (posteriores da coxa) e glúteo máximo.
Tipos de Leg Press
Existem duas categorias de equipamentos para academia Leg Press, sendo diferenciados por terem ângulo fixo ou não.
Lineares
São os aparelhos Leg Press que não oferecem possibilidade de ajuste da angulação. Todo o movimento e força de descarga é realizada na mesma angulação. É o caso do 80º, vertical (90º), 45º e Horizontal (180º).
Angulares
Leg Press angulares permitem ajustar a plataforma, de forma que a solicitação dos músculos pode ser modificada. Dessa maneira o movimento pode ser realizado formando um arco com a plataforma para direcionar o esforço para o grupo muscular que se deseja trabalhar mais.
O grande diferencial desse aparelho para academia, assim, é o fato de a plataforma e o carrinho se moverem.
Leg Press: execução e postura corretas
Para que o treino gere os resultados desejados e os riscos de lesões sejam os mínimos possíveis, é necessário praticar exercícios no Leg Press de maneira correta. A execução errada ou uma postura inadequada no aparelho pode acarretar sérios problemas para o atleta.
Para executar o aparelho com máxima eficiência e com a postura correta, siga os passos a seguir:
- A coluna deve estar toda apoiada no encosto do aparelho, ereta, mas de forma a manter sua curvatura natural, durante todo o exercício.
- Apoie os pés na plataforma alinhados com o joelho e com os quadris.
- Flexione os joelhos a 90º ao destravar o aparelho.
- Estenda os joelhos até a posição inicial sem deixar que eles fiquem completamente esticados.
- O alongamento das pernas deve respeitar a flexibilidade de cada pessoa, mantendo sempre o quadril neutro.
Variações e diferentes solicitações musculares
Existem três posicionamentos diferentes de pés na plataforma. Eles podem modificar a solicitação muscular dos exercícios no Leg Press:
Pés mais baixos: essa posição coloca maior concentração da força próxima aos joelhos e, por isso, solicita mais os músculos do quadríceps.
Pés mais altos: o esforço é mais concentrado nos músculos do glúteo e isquiotibiais devido a maior flexão de quadril.
Pés mais espaçados: ao ultrapassar a linha dos ombros o foco é nos músculos adutores, a parte interna da coxa. No entanto, é um posicionamento com grande risco de lesão no quadril e nos ligamentos colaterais fibulares.
1 comentário
gostei das dicas