Flexor de perna é um aparelho muito procurado por todo mundo deseja ter pernas torneadas e um bumbum durinho. Trabalhar essas áreas depende de equipamentos de academia que ativem os músculos dessas áreas. Entre os aparelhos de academia existentes está o flexor de perna. Ele é focado em trabalhar os músculos posteriores das coxas e panturrilha e pode atuar no quadril e glúteos, ainda que em menor intensidade..
Os aparelhos flexores encontrados em academias são:
- Flexor deitado;
- Flexor em pé;
- Flexor sentado.
No entanto, para alcançar os melhores resultados com esses equipamentos, é essencial utilizá-los de maneira correta. Veja como aproveitar ao máximo o seu treino com aparelhos flexores de perna.
Treino em flexor de perna deitado
Também conhecido como mesa flexora ou extensão de joelhos deitado, esse equipamento de academia trabalha, principalmente, os músculos isquiotibiais. Esses são os músculos posteriores da coxa, isolados pelo aparelho. No entanto, mesmo buscando isolar o músculo da coxa, o flexor deitado ainda trabalha, de maneira secundária, os músculos da panturrilha.
O mais importante para realizar esse exercício da maneira correta é colar bem o tronco ao banco e não deixar que a buna vá para o alto. Dessa forma, a força se concentra na área posterior da coxa e na panturrilha. Foque-se em executar o movimento com perfeição e não no peso colocado. O excesso de peso pode sobrecarregar a lombar e os joelhos e não vai dar tanto resultado se você estiver fazendo tudo errado.
Para realizar o exercício:
Deite com a barriga para baixo na mesa do aparelho, segure com as mãos nos pegadores e apoie o tornozelo no apoio. Uma vez posicionado, inspire fazendo a flexão das duas pernas, tentando encostar o calcanhar nos glúteos. Ao finalizar o movimento expire, levando as pernas de volta para a posição inicial. Faça uma descida controlada, não soltando as pernas de uma vez, utilize a respiração para ritmar os movimentos.
Utilizando o flexor em pé
Um dos exercícios mais utilizados para a construção dos músculo posterior das pernas, a flexão em pé não exige um aparelho. Esse treino pode ser realizado com pesos presos aos tornozelos. A vantagem em utilizar o aparelho é a maior estabilidade que ele oferece ao corpo, além de isolar melhor a musculatura trabalhada. Ele coloca o foco nos músculos posteriores da coxa, como o flexor deitado, mas inclui ainda os bíceps da coxa (cabeças longa e curta) e um pouco do gastrocnêmios.
Para executar exercícios com precisão nesse aparelho:
Fique em pé de frente para o aparelho e apoie o tronco contra o suporte, garantindo a estabilidade do corpo. Flexione uma das pernas e posicione o tornozelo no apoio. Inspire, flexionando o joelho e expire para estender de volta para a posição inicial. Controle a velocidade dos movimentos e evite deslocar o tronco e o quadril para a frente e para trás durante a execução.
Exercícios no flexor sentado
Flexor de pernas sentado é um equipamento que trabalha os três principais músculos posteriores: o bíceps femoral, os semitendíneo e semimembranoso. Esses três músculos juntos compõem o tendão.
O músculo do bíceps femoral é um músculo externo de duas cabeças. A primeira cruza a articulação do quadril, estando ligado à pelve, acompanhando toda a extensão do fêmur para alcançar o joelho. Os dois outros músculos atravessam a articulação do quadril.
A posição sentada desse equipamento faz com que os músculos semitendíneo e o semimembranoso trabalhem de maneira mais intensa.
Para uma flexão de perna sentado bem feita:
Sente-se no aparelho, mantenha as pernas estendidas e segure nos pegadores. Tenha certeza de ter ajustado o equipamento de maneira correta. A almofada deve prender as pernas impedindo que você se mova e o apoio deve ficar na altura dos tornozelos. Inspire flexionando a perna e expire estendendo. Não deixe que os joelhos sejam completamente estendidos durante a série. Interrompa o movimento alguns centímetros antes. Dessa maneira, além de manter a tensão nos músculos alvo, você evita desgastes do joelho.
1 comentário
Obrigada pelas informações!