Esteira é o equipamento de academia mais básico. Pode ser usado por pessoas com diferentes preparos e para diferentes objetivos. No entanto, sua procura maior é por pessoas que desejam emagrecer.
Mesmo que todos que desejam perder peso recorram à esteira, não é todo mundo que leva os exercícios neste equipamento a sério ou realmente se esforça para obter ao máximo dele.
Perder peso com a esteira e os erros mais comuns
Conheça 5 erros comuns de quem utiliza esse equipamento e que podem atrapalhar seus resultados.
1. Falta de empenho
O mais comum ao utilizar uma esteira é começar caminhando e ir subindo a velocidade até o limite de corrida que você acredita suportar. Muitas pessoas se acomodam nessa velocidade e passam um treino inteiro nela. Este treino, rapidamente, vai se tornar ineficiente.
Apesar de não causar ganhos de peso ficar sempre na mesma velocidade, seu tempo pode ser melhor aproveitado com variações de intensidade. Intercalar caminhadas com corridas, ou inserir alguns minutos de sprints em um treino de corrida ajuda a queimar mais calorias. Adotar treinos com variações de intensidade tira seu corpo da zona de conforto e acelera os resultados obtidos com a esteira.
2. Fugindo da inclinação
Esteira inclinada oferece um aumento muito grande da intensidade do treino, o que, muitas vezes, assusta os praticantes. Caminhar ou correr em inclinação exige muito mais esforço e muitas pessoas evitam esse treino.
Exatamente pelas dificuldades apresentada é que a esteira com inclinação deve começar a ser usada em seus treinos. Ao exigir mais do seu corpo ela não só intensifica a perda de peso como exige mais dos membros inferiores, definindo e aumentando a massa muscular nessa região. Assim, além de emagrecer você ganha pernas torneadas e um bumbum durinho.
3. Transformar a corrida em uma rotina
Rotina é quando você faz exatamente a mesma coisa todos os dias. Subir na esteira, colocar sua playlist e correr na mesma velocidade pelo mesmo período de tempo é uma rotina. A esteira oferece tantas possibilidades de treino que manter essa rotina é um prejuízo para seu corpo. Quando a musculatura acostuma com um determinado treino os resultados obtidos estacionam.
Assim, mesmo correndo todos os dias, você não vai mais emagrecer ou tornear a musculatura. Na verdade, é possível até começar a ganhar peso, já que, aos poucos, seu organismo se acostuma aqueles exercícios e começa a absorver mais gordura do que antes.
Busque por variações de treinos, intensidade e, se possível, intercale a esteira com outros aparelhos, como a bicicleta ergométrica, por exemplo.
4. Não ter metas
Ter objetivos para seus treinos é essencial. Apenas sabendo quais resultados quer alcançar é possível continuar insistindo e se esforçando. Metas servem como motivação. Essas metas podem ser muito grandes, como treinar para uma maratona, ou mais simples, como perder 10 quilos ou conseguir correr por 1 quilometro sem parar.
Criar metas que evoluam é ainda melhor para te motivar: correr 1 km na primeira semana, chegar a 2 km sem parar na segunda e assim por diante.
5. Comer em excesso após o treino
Treinar dá fome. É um fato. O gasto de energia e calorias de uma corrida é muito alto. Mas essa não é uma desculpa para descuidar. Comer pode ser um elemento importante para os treinos na esteira, afinal, seu corpo precisa de nutrientes. No entanto, é essencial que a alimentação pós-treino seja feita de maneira balanceada.
Busque a orientação de um nutricionista e não perca tudo o que conquistou nos treinos por causa de uma alimentação errada.
1 comentário
gostei muito do artigo. acho q necessito uma orientação medica para resolver meu problema de obesidade