Treinos eficientes e de resultados rápidos são os mais procurados em academias. Entre as diversas possibilidades que existem, o treino HIIT tem ganhado cada vez mais espaço, mostrando uma nova forma de utilizar equipamentos de academia.
Entre as possibilidades está a esteira, um dos equipamentos de cardio que mais ajudam a perder peso e trabalhar resistência e respiração.
O que é o treino HIIT?
HIIT é a sigla para High Intensity Interval Training, que pode ser traduzido por Treino de Intervalo de Alta Intensidade. Nesses treinos, os intervalos entre os exercícios de alta intensidade, normalmente, são ativos. Ao invés do praticante interromper atividades e descansar em repouso, ele descansa com exercícios de baixa intensidade.
Esse tipo de treino tem como objetivo promover uma maior queima de calorias não só durante o treino, mas durante todo o período de pós treino. Por serem treinos de alta intensidade, geralmente são curtos, variando de 10 a 30 minutos.
Benefícios do HIIT para a saúde
Apesar da alta intensidade assustar um pouco, treinos HIIT são conhecidos por oferecer diversos benefícios, como:
- Queima mais calorias
- Acelera o metabolismo por mais tempo
- Aumenta a capacidade cardiovascular
- Reduz o apetite
- Favorece a manutenção de massa muscular
- Melhora a sensibilidade à insulina
Treino HITT na esteira
A esteira é conhecida como um equipamento para treino de cardio que promove uma grande queima de calorias. Além disso, se destaca pelo baixíssimo risco de lesões e sua capacidade de trabalhar não apenas pernas, mas abdômen e lombar, oferecendo maior estabilidade para o corpo.
Associar o treino HIIT à esteira, assim, é uma maneira de tornar a queima de calorias ainda mais eficiente. No entanto, deve ser feito com cuidado e respeitando os limites de cada praticante.
Por esse motivo, os treinos são divididos em três etapas: iniciante, intermediário e avançado.
HIIT na esteira para iniciantes
Aqui o descanso é maior do que o tempo de atividade intensa, geralmente em uma proporção de 1:4. Assim, se o aluno corre intensamente por 30 segundos na esteira, ele deve caminhar em um ritmo de médio, como forma de descanso, por 2 minutos.
HIIT na esteira para intermediários
A intensidade e o tempo de descanso para praticantes intermediários é igual nesta categoria. Assim, para um corrida de 30 segundo, serão 30 segundo de caminhada para descansar.
HIIT na esteira para avançados
O exercício intenso e o descanso, para praticantes em nível avançado, costuma ser, inicialmente, de 2:1. Essa relação pode se alterar de acordo com a capacidade do atleta, aumentando o esforço feito, podendo chegar até 4:1.
Inicialmente, então, o praticante correrá 1 minuto e caminhará por 30 segundo, evoluindo constantemente até chegar em um ponto em que é capaz de correr por 2 minutos e descansar por 30 segundos.
É importante destacar que definir o nível depende de realizar testes. O treinador deve analisar a frequência cardíaca e o tempo de recuperação após o esforço para determinar qual intensidade de treino HIIT na esteira ele irá suportar sem riscos de passar mal ou se lesionar.
A classificação dos alunos pode ser feita por meio da escala de Borg ou tabela de Borg, que determina de forma subjetiva o esforço de um atleta.
2 comentários
[…] é preciso saber como fazer um treino HIIT na esteira, uma vez que intensifica todos os ganhos de um treino […]
legal tem uma esteira parada na casa da minha mãe, estou entrando no mundo do HIIT e quero começar a usar. valeu pelas dicas!