Agachamento sissy é um dos equipamentos utilizados para realizar exercícios de agachamento, como o nome sugere. São exercícios que permitem fortalecer a musculatura das coxas, glúteos, quadril e panturrilha. Quando executados de maneira correta e eficiente, podem ainda trabalhar a musculatura da lombar e do abdômen.
Muito utilizado entre atletas de alto nível, é excelente para quem precisa de resultados concretos e maior estabilidade para o corpo.
Características do agachamento sissy
Equipamento tradicional que tem recuperado seu espaço nas academias, o agachamento sissy tem como principal foco a produção de massa muscular. Focado na parte frontal da coxa, não deixa de trabalhar os demais músculos envolvidos no movimento, como panturrilha e glúteos.
Seu grande diferencial para outros equipamentos de agachamento está em permitir isolar o movimento no quadríceps. Dessa forma, o foco do desenvolvimento muscular e fortalecimento é a região da parte frontal da coxa mais próxima do joelho.
Essa separação muscular o torna, ainda, ideal para treinos da fase pré-contest, garantindo melhores resultados na fase final da preparação dos atletas.
Mesmo sendo um exercício de agachamento, tem movimentos de extensão de joelho muito semelhante aos realizados em aparelhos extensores, de forma que o treino de pernas se torna uma mescla entre os dois.
Como executar o agachamento neste equipamento
O movimento realizado no agachamento sissy é muito próximo ao de se sentar. No entanto, como o foco da força é na parte frontal da coxa, em lugar de inclinar o tronco para a frente, a inclinação é leve e para trás.
Entenda o passo a passo do processo:
Primeiro, fique em pé no aparelho. Encoste no encosto mais alto de forma que o topo fique na linha onde os joelhos dobram e prenda as almofadas mais baixas de forma a segurar o tornozelo. Seus pés devem estar paralelos, alinhados com os joelhos e quadril.
Uma vez na posição inicial inicie o movimento dobrando as pernas para se sentar. Não leve o tronco para a frente. Mantenha a coluna alinhada e o abdômen contraído, inclinando o corpo levemente para trás. Desça em um movimento controlado até que os joelhos se dobrem formando um ângulo de 90º.
Pra finalizar, retorne da mesma forma como sentou, tendo como foco da força a parte frontal das coxas mais próxima dos joelhos. Não incline o tronco para a frente, subindo de maneira controlada até estar completamente ereto novamente.
A posição dos braços pode variar, podendo estar a frente do corpo, servindo como base para manter o equilíbrio, cruzados atrás das costas para manter a coluna ereta ou alongados na lateral do corpo, servindo como a meta do movimento. Nesse último caso, a intenção é que o movimento de sentar vá até que as mãos alcancem o calcanhar.
Existem diversas variações desse exercício que dispensam o equipamento de agachamento sissy e se apoiam em barras fixas, no entanto, o processo de base é o mesmo.
Algumas dicas
Esse é um exercício que sobrecarrega bastante os joelhos quando realizado de maneira incorreta, por isso:
- Faça uma avaliação para ter certeza de que não existem problemas que possam ser prejudicados pelo exercício no agachamento sissy.
- Procure sempre pelo acompanhamento de um profissional de educação física ou fisioterapeuta.
- Alongue e aqueça bem as pernas antes de iniciar e depois de terminar o treinamento.
Este é um equipamento para exercícios de alta intensidade e que exige muito condicionamento e resistência. Por isso não deve ser utilizado por iniciantes.
4 comentários
Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Quero orçamento do aparelho Sissy.
Valor?
AGACHAMENTO SISSY: preço, prazo e entrega e forma de pagamento?