Fazer flexões de barra é difícil para todo mundo, mas para iniciantes, muitas vezes, parece impossível. Ter força muscular suficiente para levantar o peso de todo o corpo é um grande desafio.
Para conquistar esse desafio é preciso buscar uma boa academia, os equipamentos certos e um bom instrutor. Mas, para facilitar o processo, existem algumas dicas para iniciantes que fazem a diferença.
Por que a flexão de barra é tão difícil?
Existem inúmeros fatores que fazem a flexão de barra ser tão difícil. Uma delas está associada ao fato do atleta ser homem ou mulher, como já explicamos aqui no blog.
Claro, existem fatores que não estão relacionados ao gênero. Os 3 principais são:
1. Gravidade
A força da gravidade faz com que todos os corpos sejam atraídos para o centro da terra. Assim, essa flexão é uma força de resistência contra a gravidade. É preciso fazer mais força para subir o corpo do que a gravidade faz para descê-lo.
2. Distância
Se ter força para levantar o corpo já é difícil, imagine se tiver que levantar por uma grande distância. Sim, o comprimento dos braços interfere na dificuldade do exercício. Quanto mais longo o caminho, mais força e energia é gasta e mais difícil é fazer a flexão.
3. Massa
A quantidade de massa (muscular ou não) de um corpo é um aspecto que pode ter interferência na dificuldade da flexão de barra.
Dizemos que “pode ter” porque ela é relacionada com a força que o atleta possui. Se você tem mais força é possível superar o peso e esforço de mover sua massa corporal, uma pessoa de mesma massa e menos força, provavelmente, não conseguiria.
Uma coisa é fato: quanto mais massa, mais esforço.
Segurança em primeiro lugar.
Procure uma academia com equipamentos de qualidade. Geralmente, estações de musculação possuem barras fixas de qualidade para treinos. Além delas, é possível realizar treinos eficientes de barra no graviton.
Se a intenção é treinar em casa, tenha certeza de buscar uma barra profissional e com boa fixação na porta ou parede onde vai ficar. Preocupe-se com a fixação da barra e invista em colchonetes. Assim, você reduz o risco de quedas e de se lesionar caso elas aconteçam.
A segunda preocupação que se deve ter é a de ativar os músculos certos.
Fazer flexões na barra depende muito do condicionamento físico e de conseguir manter todo um conjunto de músculos trabalhando da forma correta. Assim, para conseguir realizá-las, é importante preparar todo o corpo.
Treinar e fortalecer braços, costas, abdômen e trapézio pode ajudar muito no momento de fazer as flexões de barra.
Flexão de barra perfeita
- Segure a barra com as duas mãos, distantes uma da outra na largura dos ombros e com as palmas das mãos voltadas para você.
- Pendure com os braços e cotovelos esticados.
- Suba o corpo até o queixo passar a barra.
- Abaixe-se lentamente e controle até que seus braços estejam completamente estendidos e retos novamente.
Durante todo o processo mantenha o músculo das costas e abdômen contraído, relaxe o pescoço e afaste os ombros das orelhas.
1 comentário
[…] Treinos […]