Fidelizar alunos é um passo importante para sua academia e requer muito esforço e requer alguns passos para obter maior resultado. Recentemente mostramos a vocês “As 6 principais Tendências para Academias em 2017”, e hoje iremos lhe mostrar a Como Fidelizar Alunos através do Marketing Sensorial.
Tudo o que você precisa saber sobre o Marketing Sensorial e o Music Branding na sua Academia
O marketing é uma atividade que envolve diversas ferramentas e ações para adequar e promover produtos e marcas, porém, para fidelizar o cliente e criar um vínculo emocional com a marca, a melhor dessas estratégias é o Marketing Sensorial.
Você já ouviu falar nele? Nesse post, vamos explicar o que é, como ele funciona, quais são seus principais benefícios, e quais meios você pode começar agora mesmo com baixo investimento e ótimo retorno para o seu negócio. Confira já:
O que é Marketing Sensorial?
O Marketing Sensorial tem a finalidade de trabalhar a percepção dos clientes por meio de estímulos sensoriais. Essas ações buscam causar identificação com uma marca não só pelo aspecto visual das propagandas, mas também com fragrâncias (para ativar o olfato) ou com músicas (para ativar a audição) na academia, por exemplo.
Explorar os sentidos do cliente na busca por causar maior impacto no marketing é, portanto, o que norteia esse tipo de estratégia.
Quais são os principais benefícios para a sua academia?
O marketing sensorial permite criar uma ligação emocional mais intensa com os alunos, que sempre se lembrarão da sua academia com mais facilidade. Além disso, ele desperta interesse e curiosidade em potenciais clientes que estejam passando pelo local e fortalece a marca e o relacionamento com os clientes já atraídos, propiciando uma relação de mais prolongada aumentando os índices de retenção. Veja quais são os principais benefícios:
- Trabalha a identidade da marca ✔
- Estimula o exercício físico ✔
- Cria um vínculo emocional com os alunos ✔
- Reduz percepção tempo e esforço
durante os exercícios ✔
Como a música pode ser usada no marketing sensorial?
A música talvez seja a modalidade mais conhecida de marketing sensorial, pois muitas academias já sabem que isso ajuda a criar um ambiente agradável, que gera sensação de bem-estar e conforto. Porém, é preciso saber como usá-la para conseguir usufruir de seus benefícios.
Os sons afetam uma área do nosso cérebro com potencial para criar lembranças e fazer assimilações. Isso possibilita utilizar a música para criar uma identidade sonora para a sua academia e reforçá-la.
Quando um cliente entra em sua academia e escuta uma trilha sonora estimulante, o som fica gravado como parte da experiência durante seu treino.
Se essa música for bem escolhida, vai causar uma sensação de conforto, reduzir percepção de tempo e esforço durante a atividade física. Mesmo que o aluno não perceba, ele irá associar sua academia a sentimentos familiares e agradáveis. Assim, provavelmente voltará a frequentar o ambiente.
O que é Music Branding?
Music branding é uma seleção de músicas estudadas para transmitir uma determinada sensação ou mensagem.
Todos nós já passamos por uma, ou várias situações marcadas por uma música. Isso faz parte de nossa memória auditiva, mesmo que inconscientemente percebemos tudo auditivamente, o que pode influenciar em nossas decisões.
Uma boa programação musical pode nos fazer sentir bem, assim como uma seleção de músicas erradas… bem, preferimos o exemplo positivo (sempre). Essa é a importância do Music Branding.
Esta seleção musical afinada ao máximo é o resultado de intensa pesquisa e nenhuma escolha é em vão, todas são o resultado de perfis de consumidores, targets, anseios, momento da marca e muitas outras variáveis, todas reunidas representadas em um mesmo universo musical coeso e estético.
Estes são alguns exemplos, as possibilidades são imensas e precisam ser personalizadas e customizadas. Podemos comunicar tudo isso com uma paleta de músicas perfeitamente adaptadas para cada situação.
Isso tem reflexo imediato na fidelização, retenção, satisfação e lembrança da sua academia.
E ai, achou o conteúdo interessante? Ele foi disponibilizado pela ListenX empresa especializada em Music Branding que está há 13 anos no mercado e com os Serviços de Rádio para academias e lançou recentemente um novo serviço de Rádio Indoor, o Atmosfera, com playlists criadas por especialistas para trazer cada vez mais resultados para a sua Academia!
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1 comentário
Muito legal, gostei muito.