A bicicleta ergométrica é um dos equipamentos de academia mais conhecidos pelo público. No entanto, poucos conhecem os benefícios e características específicas da bicicleta ergométrica horizontal. Fácil de ser regulada e de execução simples de exercícios, é um dos aparelhos de cardio que ajuda a trabalhar pernas, perder peso e aumentar a resistência.
Bicicletas horizontais estão entre os aparelhos para academias mais confortáveis e seguros. Por isso, pode ser usado por pessoas com diferentes idades e preparo físico. Conheça um pouco mais sobre esse equipamento.
Bicicleta ergométrica horizontal e seus benefícios
Bicicletas horizontais são aquelas que se parecem com um pedalinho. As costas ficam apoiadas no encosto do banco, enquanto os pedais estão na altura dos quadris. Dessa forma, as atividades são feitas com uma dinâmica diferente de movimentos, que pode trazer diversos benefícios. Conheça alguns:
Costas apoiadas
Apesar de parecer ser um detalhe aliado apenas ao conforto, essa posição da bicicleta ergométrica horizontal garante maior estabilidade e segurança. Para pessoas que já possuem problemas de coluna, grávidas, idosos ou pessoas com sobrepeso, é um diferencial no momento de aguentar mais tempo no equipamento.
Foco nos membros inferiores
A posição do usuário desse aparelho de academia permite um trabalho mais intenso do músculo da porção inferior. Assim, quadríceps, anterior da coxa, panturrilha, isquiotibiais e glúteos recebem maior atenção e passam a apresentar melhores resultados.
Sem impacto nas articulações
Bicicletas, de maneira geral, já são um dos equipamentos de menor impacto nas articulações, estando lado a lado com a esteira. A bicicleta horizontal, por não permitir que o usuário coloque todo seu peso sobre os joelhos e tornozelos, reduz ainda mais esse impacto. Assim, é mais fácil evitar lesões, principalmente para pessoas que já possuem desgaste de articulação.
Emagrece
Pedalar na bicicleta ergométrica vertical é uma atividade aeróbica, categoria de exercícios que mais promove queima de gordura. A variação de gasto energético, que transforma a gordura em combustível para o organismo, muda de acordo com a intensidade e regularidade dos exercícios. Quanto mais vezes na semana e maior intensidade, melhores os resultados, principalmente quando aliados a uma alimentação balanceada, hidratação e sono de qualidade.
Cansa menos
Para quem tem dificuldades em se manter animado com as atividades físicas, esse equipamento é a menor opção. Pedalar na posição horizontal reduz a fadiga, mantendo sua força e energia muscular por todo o dia.
Para tornar sua prática melhor
Veja algumas dicas de como aproveitar ao máximo seus exercícios na bicicleta horizontal e conquistar o máximo dos benefícios que ela oferece.
Procure o auxílio de um profissional. Dessa maneira saberá executar os exercícios de maneira correta e ter melhores resultados.
Use roupas confortáveis. Evite roupas que travam o movimento ou te deixam com muito calor, dando atenção especial para os pés: use tênis, eles dão estabilidade e conforto.
Mantenha-se hidratado. É essencial para perder peso e manter o corpo saudável, além de reduzir a sensação de cansaço.
Consulte um médico antes de começar a treinar. Tenha consciência de suas limitações físicas antes de começar as práticas, assim evitará colocar seu corpo em riscos. Realizar uma avaliação física é essencial para direcionar a intensidade dos treinos e saber seu IMC ajuda a estabelecer metas mais realistas.
Mantenha foco. Nem sempre os resultados aparecem tão rápido quanto gostaríamos e é preciso ter paciência. Faça treinos regulares e não force mais do que o necessário, você vai sentir a diferença se não desistir.
4 comentários
Gostei do seu artigo, achei interessante.
Vou começar a acompanhar seu blog.
Esse tipo de conteúdo me ajuda.
Explicação com excelência!! Muito obg!!
Existe algum vídeo com exercícios na bicicleta ergométrica horizontal?
Pensei que a bike horizontal Tb ajudava como se fosse uma caminhada.