Calistenia, com os aparelhos de academia certos, pode ser uma atividade física muito eficiente para melhorar o corpo, força e resistência. Esta é uma entre as modalidades de treino que podem ajudar a combater o sedentarismo e doenças relacionadas a falta de atividades físicas.
Conheça mais sobre a calistenia e sobre quais aparelhos de academia ajudam a otimizar seu treino.
Calistenia: o que é?
A calistenia é o modelo de treino baseado no uso do peso do próprio corpo para a realização dos exercícios, dispensando pesos extra. Esse é um dos principais motivos para sua popularidade, basta um espaço com barras para realizar o treino. Isso significa que ele não é restrito ao espaço das academias, podendo ser realizado em casa, em parques e outros locais.
Claro que, para um treino com bons resultados e sem riscos de lesões, é essencial ter o acompanhamento de um profissional. Treinos ao ar livre são para pessoas com bom preparo físico e muito conhecimento sobre os exercícios.
O condicionamento que a calistenia permite desenvolver é tão grande que ela é usada, frequentemente, no treino de exércitos e forças de segurança em todo o mundo. Garante o preparo físico que esses profissionais necessitam em suas atividades diárias.
5 Benefícios da prática da calistenia
Os benefícios da calistenia são diversos, beneficiando todo tipo de pessoas. Entre eles, os que mais se destacam como atrativo para frequentadores de academias são:
Aumento de força e massa muscular
Um principal objetivos de quem busca a calistenia, muitas vezes não é levado a sério, por trabalhar apenas com o peso do próprio corpo. No entanto, este peso é o suficiente para garantir ganhos significativos de força e hipertrofia.
Emagrecimento
A intensidade dos exercícios e o fato de trabalhar o corpo como um todo acaba colocando a calistenia como uma prática que contribui muito com o emagrecimento.
Força e resistência
Os exercícios deste tipo de treino atingem diversos grupos musculares ao mesmo tempo com alta intensidade. Além disso, tem uma grande exigência da mobilidade, incentivando um aumento mais rápido da força e da resistência.
Desenvolvimento da coordenação motora
Por serem exercícios que utilizam movimentos do próprio corpo para gerar peso e trabalhar a musculatura, suas variações dependem e treinam o corpo para adquirir maior repertório motor, beneficiando a coordenação motora.
Praticidade
Por não exigir aparelhos complexos é um aparelho que pode ser aplicado desde academias mais simples até praças ou casas bem equipadas. Isso faz com que a decisão de realizar os treinos seja mais prática, principalmente para praticantes ativos.
Aparelhos de academia e exercícios de calistenia
Ainda que a calistenia não utilize nenhum peso além do corporal, com os aparelhos de academia certos é possível acelerar o preparo do corpo e intensificar os exercícios, principalmente com o acompanhamento de um treinador. Mas para garantir o melhor aproveitamento, é essencial conhecer os exercícios básicos e os equipamentos que ajudam na execução. Veja os 5 principais:
1. Barra fixa
Focado nos músculos da dorsal é um equipamento de academia que foi amplamente adaptado para parques. Nele são realizadas as flexões de barra e elevações completas de corpo. Além disso, dependendo da pegada, pode ajudar no trabalho de peitoral e abdômen.
2. Flexão de braços
Importante exercício para trabalhar e fortalecer braços, pode ser muito beneficiado pelo supino. O foco aqui é trabalhar peitoral, deltoide anterior e tríceps, complementando o preparo da barra fixa. Realizar um supino sem pesos parece besteira, mas permite que você aprenda a controlar a subida e descida do braço e trabalhe a musculatura usando a gravidade como resistência.
3. Agachamento
Preparar quadríceps e músculos inferiores essencial na calistenia e o agachamento é o exercício perfeito. Pode ser realizado no equipamento de agachamento sissy ou agachamento 3D, mesmo sem pesos, para aumentar a intensidade.
4. Abdominal
A região abdominal é essencial para dar estabilidade para todos os exercícios da calistenia. Com a ajuda do arco abdominal pode ser de grande ajuda para realizar as abdominais de maneira correta e sem forçar o pescoço.
5. Barra paralela
Excelente para trabalhar a região do peitoral, deltoide e tríceps. Ainda que de maneira mais limitada, é possível usar o paralelo abdominal na academia para substituir as barras paralelas, caso elas não estejam disponíveis.