Todo mundo conhece os equipamentos e exercícios básicos de abdômen, e são raras as pessoas que gostam. Mas o que quase ninguém sabe é que existem alguns equipamentos nas academias podem ajudar a variar.
Equipamentos para outros músculos podem ser excelentes para trabalhar abdômen, ajudando a conquistar a barriga sequinha que muitos desejam.
Isso é possível porque o abdômen é o músculo responsável por estabilizar a coluna durante os treinos. Assim, só de manter a coluna alinhada, o músculo do abdômen é trabalhado. É o caso desses aparelhos, que exigem um grande trabalho de estabilização da lombar.
Claro que, para que esses aparelhos funcionem, é preciso ter consciência corporal e concentração. Não adianta correr para os aparelhos e não ter cuidado ao contrair a musculatura abdominal para manter a postura correta.
Veja quais são os 5 equipamentos e movimentos que trabalham o abdômen junto com outros músculos.
Smith
Este equipamento tem como principal foco o trabalho de quadríceps, glúteos e braços. Nele, o praticante realiza agachamentos, que trabalha os membros inferiores. O smith conta, ainda, com uma barra guiada, que trabalha os braços.
Por ser um exercício de agachamento, é essencial manter a coluna ereta, evitando deslocamentos. Esses deslocamentos podem ser muito prejudiciais para a lombar, machucando o praticante.
Ao contrair o abdômen para evitar a sobrecarga da coluna durante os movimentos, o smith ajuda a trabalhar o abdômen.
TRX
O TRX é a sigla para Total-body Resistance Exercise, que pode ser traduzido como Exercício de Resistência do Corpo Inteiro. Este é um aparelho para treino de força funcional, flexibilidade e reabilitação.
Assim como acontece com o smith, o TRX exige a estabilização do core corporal (abdômen, músculos intercostais e lombar). É assim que ele auxilia no fortalecimento e definição da região abdominal.
Cross over
O cross over é um equipamento que possibilita uma grande diversidade de exercícios para braços e pernas. Todos eles exigem uma postura adequada, trabalhando, ainda que menos intensamente, o abdômen.
No entanto, o maior destaque deste aparelho é o exercício peitoral chamado de Crucifixo no Cross. Na realização dos movimentos, como uma das pernas fica a frente e a coluna levemente diagonal, a exigência do abdômen para a estabilização do tronco é muito maior.
Graviton
O equipamento chamado de graviton trabalha diferentes segmentos do corpo de acordo com o movimento realizado. Seu trabalho abdominal é conquistado, também, por meio da manutenção da postura. Principalmente nos exercícios de Barra Fixa no graviton, a força exigida para manter a contração abdominal é grande, dando bons resultados.
Pullover
Pullover é um equipamento utilizado para trabalhar a região do peitoral e a das costas. Seu amplo movimento, variando de acordo com a flexibilidade do praticante, se assemelha muito ao da abdominal. No entanto, a intenção é movimentar apenas os braços.
Assim, como a tendência, quando falta forças nos braços, é utilizar o tronco no movimento, ele exige muita força pra manter a coluna no lugar.
Como podemos perceber, trabalhar abdômen na academia sem realizar exercícios focados nos músculos abdominais está ligado a postura. Desta maneira, não é exagero dizer que é possível trabalhar abdômen com qualquer coisa que você faça, mesmo em casa.
Não importa se é ao caminhar, varrer casa, cozinhar ou sentar-se no escritório para trabalhar. Se você tiver a preocupação de manter o abdômen contraído e a coluna ereta durante essas atividades, algum trabalho será realizado no abdômen.
2 comentários
[…] ou barriga, mas vai ser necessário muito mais que musculação. Apenas exercícios de bíceps e abdominais não vão ser suficientes. Entenda que algumas áreas perdem gordura mais facilmente que […]
[…] uma barriga tanquinho de dar inveja no verão. Para você que frequenta academias, existem diversos aparelhos que podem te ajudar a melhorar os resultados. Cada um deles permite algumas variações para melhor fortalecimento da musculatura e a queima […]