O acompanhamento na educação alimentar tem grande importância. Quando trabalhamos para alcançar um objetivo precisamos acompanhar os resultados e constantemente reavaliar os métodos adotados. É essencial, principalmente, no desenvolvimento de novos hábitos , como acontece com as atividades físicas e a alimentação.
O acompanhamento, ou pós mudança, pós decisão, é o que determina a qualidade e consistência das mudanças feitas. Ele é determinante para alcançar o resultado esperado. Muitas vezes, o “pós” pode ser mais importante que o “antes” e o “durante”. É o “pós” que, geralmente, define a fidelidade de um trabalho ou a um profissional.
Educação alimentar
Na educação alimentar, o acompanhamento é o momento posterior à venda do serviço, após a avaliação e a consulta. Você já está com a dieta ou novo plano alimentar em mão e, nesse momento, só depende de você. E é aqui que vemos o quanto alcançar um estilo de vida saudável e ativo depende desse acompanhamento.
E todo mundo sabe que as dietas possuem muitos inimigos.
A maioria das pessoas que procuram uma educação alimentar mantem os novos hábitos e a determinação apenas nos primeiros dias. Essa determinação se mantém apenas enquanto os resultados são visíveis e comentários dos conhecidos ainda são frequentes.
Os efeitos de um “Uau, como você está magro(a)!” são ótimos para massagear o ego e aumentar a motivação. Toda dieta e reeducação alimentar tem um ponto de estacionamento, em que a perda de peso é mais lenta. É o momento em que as pessoas desistem.
É nesse momento que o acompanhamento na educação alimentar faz toda a diferença.
Vantagens do acompanhamento
Com o acompanhamento correto, resultados mais sensíveis serão notados. Cria-se a possibilidade de alterar as diretrizes quando for necessário, melhorando o processo para alcançar os objetivos. Além disso, ter um profissional cobrando acaba sendo uma forma de não se acomodar. Acompanhar resultados menos visíveis, notados só com medidores de gordura ou fita métrica, ajuda a ganhar mais motivação.
Dessa forma, o acompanhamento deve ser entendido como números. Pesos, medidas, quantidades… elementos numéricos e facilmente percebidos e interpretados que trabalham como incentivo.
Você mesmo pode fazer esse acompanhamento, se acreditar que possui a disciplina. O importante é buscar formas de continuar. Caso contrário, procure um profissional da área de suplementação e nutrição.
Não desista e aproveite os resultados do seu emprenho!