Com o crescimento do interesse das pessoas em exercícios físicos e da preocupação com o corpo, vemos cada vez mais academias abrindo as portas. Mas, mesmo com a grande concorrência, é possível ter uma academias de sucesso.
Primeiro, é importante entender que sempre vão existir desafios. Assim como acontecerá com sues atletas, é importante buscar novas abordagens e reavaliar as estratégias quando surgem novos obstáculos. Só assim é possível superar a possibilidade de derrota.
Que tal fazer uma reavaliação dos seus planos e do seu negócios e conquistar novas vitórias? Você vai precisar reavaliar:
- Espaço
- Equipamentos
- Modalidades
- Concorrência
- Público-alvo
- Custo-benefício
- Marketing
- Equipe
- Eventos
Entenda melhor esses 9 passos e transforme seu negócio em uma academia de sucesso.
1. Espaço bem planejado
Não importa o tamanho do seu espaço, a preocupação deve ser utilizá-lo de maneira correta. Uma academia onde a circulação entre os aparelhos é difícil deixa os alunos desconfortáveis. Otimize o espaço, distribuindo os equipamentos de maneira eficiente e lógica, considerando os padrões de treino mais recorrentes.
Mas o espaço da academia não é restrito à parte interna. Cuide de sua fachada, da calçada na entrada e da área de recepção. Esses espaços são os responsáveis pela primeira impressão que sua academia passa, principalmente para clientes novos.
O cuidado que você tem com o espaço se reflete na forma como você é visto pelos clientes e pode ser a linha divisória entre uma academia de sucesso e o fracasso dos negócios.
2. Equipamentos de qualidade
Um cliente focado em treinar escolhe os equipamentos que quer usar. Uma academia com equipamentos de baixa qualidade dificilmente vai atrair pessoas que levam o treino a sério (que são as que se tornam os clientes mais fiéis) pelos riscos que representam para o praticante.
A falta de higiene dos aparelhos, equipamentos quebrados, com pintura descascada, com problemas, também afastam praticantes, mesmo se forem da melhor marca existente.
Além disso, uma academia de sucesso é aquela que tem os aparelhos que o praticante precisa. Se você atende muitos atletas de triatlo e não tem um setor completo de treino de cardio, as chances deles procurarem outro lugar são maiores.
Invista em equipamentos de qualidade, com certificação biomecânica e distribuidoras que ofereçam qualidade na durabilidade e manutenção dos aparelhos. Mantenha sua academia limpa e seus equipamentos bem cuidados e que atendam as necessidades do seu público.
3. Escolha modalidades, não modismos
Modalidades diferenciadas são um grande atrativo de academias de sucesso. Isso porque permitem oferecer pacotes de desconto, alternativas para os treinos com equipamentos e atrair pessoas que não gostam de exercícios com aparelhos.
Atualmente, vemos um crescimento na oferta de aulas de dança, como o ballet fitness e zumba, aulas de funcional e treinos de crossfit. Mas, mesmo sendo tendências, é importante conhecer seu público. Não escolha uma modalidade apenas porque as outras academias estão fazendo, ou poderá tendo prejuízos.
Uma boa fonte de informações sobre novas modalidades são seus clientes. Pesquise, pergunte, descubra os interesses deles.
4. Análise da concorrência
Ainda que você não deva imitar seu concorrente em tudo, observar o que ele tem de diferencial e os erros que ele comete são a forma perfeita de conquistar uma academia de sucesso. É analisando os concorrentes que você se torna capaz de identificar possíveis erros e evitá-los, além de identificar novas oportunidades para seu negócio.
Não caia na guerra de preços. Os clientes querem qualidade e criatividade e seus custos tem que ser capazes de bancar os custos disso e de representar a qualidade dos serviços prestados. Preços muito baixos são, geralmente, associados a falta de qualidade.
E lembre-se, nada tão bom que não possa ser melhorado! Não se feche para novas ideias e mudanças por achar que já é suficiente.
5. Descubra quem é seu público-alvo
A velha história de “quero conquistar o corpo do verão” não é mais a única realidade nas academias.
Os objetivos e desejos dos frequentadores de academia tem mudado e variado muito: ganho de massa muscular, fortalecimento da musculatura por conta de dores de postura, reabilitação física, competições e diversos outros que podem se misturar ou não.
As idades também tem variado. Um espaço que antes era mais voltado para os jovens, têm recebido cada vez mais adultos e pessoas da terceira idade.
Uma academia de sucesso, para direcionar a escolha das modalidades, equipamentos e estratégias, antes de mais nada, deve definir e conhecer seu público. Isso é importante, principalmente, para atrair novos clientes que possam aproveitar e se interessar pelos serviços oferecidos, direcionando melhor as campanhas de marketing.
6. Avalie o custo-benefício do seu negócio
É hora de reavaliar todas as decisões mencionadas nos 5 itens anteriores, mas, dessa vez, pensando no financeiro da sua academia. Muitas vezes, por mais que você queira oferecer algo diferente, os custos de uma nova modalidade ou da compra de determinado aparelho pode prejudicar seu faturamento.
Avalie com cuidado o número de mensalidades que você recebe, quantas novas matrículas serão necessárias para manter todas as contas em ordem, se o espaço da sua academia suporta as ideias que você pretende implementar e se o conforto dos clientes não será prejudicado.
Lembre-se, não adianta aceitar 22 matrículas novas para poder criar um espaço de pilates se isso significar ficar com uma lotação que forme fila nos equipamentos, você pode perder clientes e voltar à estaca zero ou acabar com prejuízo.
7. Capriche no marketing
Academias de sucesso sempre vem acompanhada de um marketing eficiente. Ainda que a divulgação com panfletos na região em que a academia fica seja uma boa forma de divulgação, em tempos de celulares, não dá pra ignorar as outras possibilidades.
Sua marca tem que estar presente e ao alcance do consumidor. É importante estar presente na internet e produzir conteúdos que demonstrem a seriedade e qualidade do seu negócio. Tenha um canal de comunicação aberto com os clientes e interessados.
Um planejamento de marketing eficiente é essencial para o crescimento dos negócios.
8. Tenha uma equipe qualificada
Verifique a qualificação profissional dos seus instrutores no momento de contratar, busque por diferenciais e por pessoas que se encaixem na forma como você quer que sua academia seja vista.
Alguns profissionais, apesar de um currículo invejável, não conseguem interagir de maneira adequada com os alunos. Sua equipe deve estar alinhada aos objetivos da academia e, ao mesmo tempo, ser capaz de entender as necessidades dos seus clientes, oferecendo a eles a melhor experiência.
Você, no papel de líder, deve ser um gestor dessa equipe, pensando na contratação como uma forma de contribuir com seus clientes, com os negócios e com os demais membros.
9. Participe de eventos
Criar laços com fornecedores, se aproximar dos clientes, mostrar o resultado dos seus trabalhos para o público e se divertir.
Eventos da área são uma ótima oportunidade de marketing e crescimento de mercado para uma marca. Além disso, oferecem a oportunidade de conhecer as novidades e tendências do mercado, os novos equipamentos lançados e as novas tecnologias, permitindo decisões mais bem embasadas para o futuro do seu negócio.
2 comentários
[…] A fama do fitdance atrai cada vez mais adeptos. Ele pode ser uma ótima modalidade para atrair novos clientes transformar seu negócio em uma academia de sucesso. […]
Ótimas abordagens parabéns