A saúde dos pés depende de muito cuidado no momento de praticar exercícios físicos. Dores no corpo são, sempre, um mau sinal. No caso da dor no calcanhar, o problema pode ser o chamado esporão e pode ser o começo de problemas mais graves.
O que é o esporão de calcanhar?
Esporão de calcanhar, também conhecido como fasceíte ou fascite plantar, é uma inflamação do tecido que cobre os músculos da sola do pé.
A sola do pé é composta por duas estruturas: as elásticas (músculos) e as rígidas (fáscia). Por meio delas os músculos flexores ganham potência, permitindo movimentar pé, dedos e tornozelo e auxiliando na estabilização do corpo. São estruturas essenciais para ficar em pé e caminhar e, quando inflamadas, podem prejudicar todos os movimento do corpo.
O que causa o esporão?
Essa inflamação é causada, principalmente, por impacto e estresse da região. Eles podem causar o estiramento da fáscia e a formação de fissuras. Além disso, pode ser causada pela falta de treino desse conjunto de estruturas. A falta de movimentação pode causar um enrijecimento da musculatura e o encurtamento dos tendões, causando danos.
Esportes como corridas, maratonas e caminhadas sem o devido preparo podem causar esporão, principalmente em mulheres entre 40 e 50 anos, mais suscetíveis ao problema.
Outras causas podem ser:
- Muito tempo em pé;
- Sobrepeso;
- Uso de salto alto.
Como tratar?
Existem medicamentos que auxiliam na redução da dor, principalmente relaxantes musculares e anti-inflamatórios. Pessoas com esporão devem procurar por um fisioterapeuta. O tratamento inclui alongamento, principalmente do tendão de Aquiles e da fáscia plantar.
O tratamento do esporão de calcanhar dura de seis a oito semanas, mas os cuidados com os pés devem ser constantes, evitando que a dor volte.
Como prevenir?
Realizar exercícios físicos regularmente é uma das melhores formas de preparar a musculatura e prevenir problemas como o esporão de calcanhar.
Para esse problema específico, a melhor opção é buscar por exercícios de baixo impacto que façam com que os músculos dos pés se movimentem, como é o caso da esteira ergométrica e do elíptico. Além desses equipamentos, o aparelho de panturrilha sentado pode ser de grande utilidade, uma vez que fortalece a articulação do tornozelo e força o alongamento do tendão de Aquiles.