Academias são espaços cada vez mais procurados em decorrência da grande preocupação que as pessoas tem tido com o físico e a saúde. Mas mais do que contar com a busca e desejos dos clientes, ter uma academia de sucesso depende de uma gestão eficiente e controlada.
Saiba como melhorar a gestão de sua academia e se manter mais competitivo no mercado.
5 dicas de gestão de sucesso para uma academia
1. Cuide bem da gestão financeira
Fluxo de caixa controlado é o primeiro passo para uma academia de sucesso. Apenas tendo consciência e controle da entrada e saída de capital é possível investir de maneira correta. Assim, você se mantém competitivo e sobrevive às dificuldades impostas pelo mercado.
Buscar por um gestor financeiro que conheça o mercado fitness é essencial. Essa pessoa terá melhores condições de não só auxiliar no controle da contabilidade, mas de analisar a situação e propor inovações para seu negócio. Dessa forma, estabelecer um planejamento estratégico que melhor aproveite as oportunidades se torna mais possível.
Controlar o total de alunos, matrículas feitas e canceladas, volume de novos clientes e a taxa de inadimplência é essencial. Existem diversas ferramentas que ajudam a controlar esses dados e entender melhor a realidade de sua academia, o que é essencial para seu sucesso.
Algumas dicas para uma gestão financeira eficiente são:
- Invista em softwares de gestão de academia
- Estipule um valor para os planos
- Explore seu capital de giro
Ter reservas que mantenham sua academia funcionando em períodos com poucos clientes é essencial. Por isso, cuidar do capital de giro é uma das dicas mais importantes. Estar preparado para crises ainda é a melhor forma de sobreviver a elas.
2. Conquiste receita recorrente
Com os pagamentos recorrentes é possível oferecer para o aluno o pagamento de uma parcela mensal, o que pode ser feito de forma automática na conta do aluno.
Com esse mecanismo, além de possibilitar ao aluno a possibilidade de matrícula sem preocupação com boletos ou com comprometer o limite do cartão de crédito, a academia reduz os riscos de inadimplência.
O importante, independentemente da forma de pagamento escolhida pelo cliente, é que sua academia conquiste pagamentos mensais e constantes. Muito melhor do que receber um volume alto referente a dois três meses logo de cara, é ter um orçamento mensal garantido.
3. Conquiste seus clientes
As modalidades que você oferece, a qualidade dos equipamentos, a facilidade de acesso e contato, a qualidade dos profissionais e muitos outros pontos têm grande impacto na experiência dos clientes já conquistados. É cuidando desses elementos que você garante a fidelidade e cria uma receita recorrente.
Investir não só no seu espaço, mas na forma como o atendimento acontece, tendo bons canais de comunicação, é essencial. As expectativas de quem paga por um serviço precisam ser atendidas para que sua academia seja relacionada sempre à qualidade.
Pesquisas de opinião são uma boa forma de otimizar sua relação com clientes. Entenda o que eles gostam e conheça as críticas. Assim, você tem bases concretas para atender as necessidades e desejos, gerando valor agregado ao seu negócio e direcionando melhor os investimentos feitos.
4. Adote estratégias de marketing
Posicionar seu negócio como marca no mercado é essencial para se tornar uma academia de sucesso. Fortalecer seu nome e mostrar a possíveis clientes seus objetivos e benefícios garante conquista de matrículas e, assim, rendimento. No entanto, não basta criar qualquer panfleto ou rede social.
Uma comunicação eficiente depende de criatividade, mas não só. É importante conhecer seu público, saber o que eles desejam, valorizam e esperam em uma academia. Só assim é possível criar interesse real e atrair o público certo.
5. Não ignore as tecnologias
A tecnologia faz parte do cotidiano das pessoas e muitas pessoas utilizam aplicativos para organizar treinos. Assim, é essencial para uma gestão de sucesso. A tecnologia cria novas oportunidades para as academias no relacionamento com seus clientes. Criar aplicativos para oferecer a alunos descontos, planos de treino, um canal aberto para tirar dúvidas com treinadores ou gerar boletos de pagamento pode ser uma boa alternativa.
As soluções tecnológicas existentes permitem, ainda, criar academias conectadas, facilitando os processos de gestão, segurança e controle. Além disso, é uma ótima opção para coleta de dados sobre clientes, visitantes e funcionários e pode ajudar muito no marketing.