Flexões na barra são exercícios treinos de braços, ombros, costas e peito que são muito mais fáceis para homens do que para mulheres. Não é difícil notar que os rapazes têm mais facilidade nesse exercício e não há motivo para se sentir mal: existem bons motivos.
Claro, é importante lembrar: são flexões na barra são mais difíceis para mulheres, não impossíveis.
Flexões na barra e as diferenças entre homens e mulheres
Existem algumas diferenças no sistema muscular, na formação de fibras, na produção hormonal e metabolismo que interferem no corpo de homens e mulheres de maneira diferente.
Sistema muscular
Um fato fisiológico que não pode ser nunca ignorado é a tendência dos homens a terem mais massa muscular esquelética na parte superior do corpo. Dessa forma, é mais fácil para eles ganharem mais massa muscular. Isso os torna, naturalmente, mais fortes.
Isso é justificado, principalmente, pelos níveis mais altos de testosterona, hormônio que cuida da construção muscular de massa e tecido.
As mitocôndrias também são um ponto diferencial, mulheres têm menos dessas organelas nas células. As mitocôndrias são responsáveis por fornecer energia para as células musculares. Assim, quanto mais mitocôndrias, mais energia e mais força e rapidez durante as atividades físicas.
Claro, nada disso impede que mulheres se saiam melhor na flexão na barra do que homens. É tudo uma questão de quanto tempo leva para chegar a esse nível de força.
As fibras também contam
A força para fazer flexões na barra não está relacionada apenas à massa muscular. A estrutura e as fibras musculares também tem grande importância. De acordo com especialistas, existem 3 tipos de fibras musculares: tipo I, IIa e IIb.
Mulheres possuem mais fibras do tipo I, que são mais voltadas para a resistência e condicionamento. Já os homens possuem mais fibras do tipo IIa e IIb, que fornecem maior poder de explosão muscular, muito usado nesse exercício.
É um problema sem solução?
Contentar-se com os talentos naturais e com os limites do corpo nunca foi um limite respeitado por atletas. Com o treino certo e prática frequente, é possível mudar muitas coisas na capacidade do corpo.
Não é porque é mais difícil para mulheres realizar as flexões de barra que é impossível. Basta buscar pelo treino certo.
O que se recomenda é sempre dar preferência para sessões mais longas de treinamento. Assim, as mulheres conseguem usar a maior resistência e condicionamento oferecidos pela fibra I para desenvolver força e massa muscular.
Alongue-se corretamente antes e depois do exercício, tenha boas noites de sono e uma dieta saudável e rica em proteína. Dessa forma, é possível compensar as vantagens genéticas dos homens.
Quer um bom aparelho para te ajudar na academia? Experimente o Graviton.
Este equipamento, por possuir pesos ligado à base onde você apoia pés ou joelhos, torna o processo de flexão com barra mais fácil, ajudando a adquirir força e resistência.
1 comentário
[…] Treino para pernas torneadas Exercícios físicos e saúde: quando estar doente é… Flexões na barra: por que são mais difíceis… Academias de sucesso: aumentando a […]