Dieta é um processo que sempre recebe atenção de quem busca perder peso. No entanto, enquanto nos concentramos em seus benefícios, esquecemos de observar quem são seus grandes inimigos, aqueles que impedem que os objetivos sejam alcançados.
Como se sabe, reduzir peso, aumentar sua energia e sentir-se bem passa por diversos caminhos. Eles vão desde controlar calorias, escolher melhor o que vai comer e reduzir açúcares, até comer de 3 em 3 horas e praticar atividade física regularmente.
Mesmo com diversas possibilidades e caminhos, com variadas informações disponíveis, ignoramos um dos principais problemas e inimigos das dietas: nós mesmos.
Dieta e nossa luta contra nós mesmos
Conquistar boa forma, peso ideal e todos os benefícios e objetivos que acompanham uma vida saudável e ativa nunca é fácil. A maior frustração é cumprir com todas as determinações e não ver resultados. Mas, muitas vezes, quando dizemos que cumprimos com o combinado na dieta, estamos nos traindo e enganando.
Muitas pessoas fogem com frequência da dieta, desistem no meio do caminho e, dessa forma, se torna seu próprio inimigo na briga por um corpo bonito e saudável. Somos feitos de hábitos. Aliás, são nossos hábitos que nos fazem prosperar ou regredir em todas as áreas da vida. E com nosso peso não é diferente.
Portanto, nossas sugestões são pontuais e eficazes:
1 – Decisão
Uma vez que você decidiu o que quer, já está vários passos à frente. Decisão vem do latim “decidere”, que significa “eliminar quaisquer outras alternativas.” Uma ideia simples e interessante que serve como motivação para conquistar seus objetivos.
2 – Comprometimento
Aí está a chave mestra para chegar onde quer. Tudo que gera resultados positivos em nossas vidas começa com um comprometimento acima da média. Não adianta começar uma dieta e furá-la com frequência usando ocasiões especiais como desculpa, nem prometer que vai compensar no dia seguinte. É preciso seguir com força de vontade.
3 – Disciplina
Esta é a ponte entre querer e conseguir. No começo pode ser difícil, mas disciplina é algo que se desenvolve e que torna a dieta mais fácil de levar a cada dia. Tudo que você faz por 21 dias consecutivos disciplinadamente se torna um hábito e são eles que moldam seus resultados. Se você está fora de forma, é por causa dos seus hábitos – mude-os e mude sua vida!
4 – Parceria
Ter uma companhia para seguir na dieta pode ser de grande ajuda, mas só se for alguém que também esteja realmente afim de construir um novo resultado. O incentivo e a “cobrança” diária são extremamente saudáveis! Se a parceria for alguém de dentro da sua casa, melhor ainda. É muito mais fácil mudar hábitos quando não existe tanta tentação ao redor. IMPORTANTE: não dependa de ter uma parceria, se ela não existe, tente por conta própria. Não deixe que a falta de companhia te impeça.
5 – Só mais um dia
Talvez você ou alguém que você conheça fracasse por imaginar que vai demorar muito pra chegar no resultado que quer. É hora de pensar em “só mais um dia”, ou seja, faça o que tem que ser feito HOJE. Ao final do dia, antes de dormir, apenas pense em fazer o mesmo só mais um dia. Você já imaginou o quão prazerosa e divertida pode ser essa caminhada?
Você pode estar pensando: “ah, falando assim parece fácil, mas na prática nada é tão simples”. Pois é, você tem razão. Mas, uma vez tomada a decisão, a dieta é só uma questão de fazer o que deve ser feito, o que é mais fácil do que ficar inventando desculpas e subterfúgios para si mesmo.
mas saber que cada passo dado em uma dieta é uma conquista, uma vitória. Concentrar-se no fato de que, a cada dia, você venceu, torna tudo mais simples.
Além disso, apesar de todas as dificuldades, acredite: triunfar é mais fácil do que fracassar! Principalmente porque ficar como está já é uma realidade. E a maior recompensa nem é o resultado final, mas saber que cada passo dado em uma dieta é uma conquista, uma vitória. Concentrar-se no fato de que, a cada dia, você venceu.
Muito bem, agora é com você. Não seja seu próprio inimigo, busque uma vitória.