Uma das maiores dificuldades de quem começa um novo negócio é definir preços. Quando buscamos por ajuda, a primeira coisa que nos dizem é para conhecer o público, oferecer os serviços no lugar certo, para as pessoas certas e no preço certo. O que ninguém diz é como fazer com que seu negócio tenha o preço certo.
Veja 3 dicas para definir o preço da mensalidade da academia
1. Registre todas as despesas
Para saber cobrar você precisa, primeiro, saber quanto gasta mensalmente. Assim, observe seus custos fixos e quanto costuma gastar com elementos sazonais. Por menor que o custo possa parecer, é essencial saber o custo total para saber qual o rendimento necessário para manter seu estabelecimento.
Leve em consideração:
- Pagamento dos funcionários;
- Aluguel do espaço;
- Contas de água, luz e gás;
- Custo de materiais de limpeza e escritório;
- Manutenção de equipamentos;
- Serviços contratados de terceiros como marketing e internet.
2. Tenha uma margem de lucro segura
A margem de lucro é calculada a partir dos custos. O lucro é tudo o que sobra da arrecadação após todas as contas serem pagas. A maior parte dos estabelecimentos calcula um lucro de 10% do total de despesas, mas alguns empreendedores que desejam lucros mais altos tem como meta o mínimo de 20%.
Assim, se você gasta cerca de R$4.500,00 para pagar todas as despesas da sua academia, para ter 10% de lucro deve arrecadar ao menos R$4.950,00 ao mês. Definida a porcentagem de lucro que você deseja, defina um valor que acredite ser ideal para atrair os clientes e pagar as contas.
Digamos que você irá cobrar R$60,00 reais na mensalidade. Para conseguir o lucro desejado, será necessário ter, pelo menos, 83 alunos matriculados. Sua academia está preparada para comportar esse número de alunos? Existe público na região em que se encontra para isso?
Pois é, é um grande risco, ainda mais quando se considera que há a possibilidade de alunos inadimplentes e aqueles que só frequentam a academia por curtos períodos.
Sua academia tem que pagar contas o ano inteiro e você deseja manter o lucro, tenha sempre isso em mente.
Para definir o preço certo para sua academia considere o número máximo de clientes que sua academia aceita. Pense no número de pessoas que passarão por ela ao longo do dia. Desconsidere cerca de 10% desses clientes, que é a média de inadimplências. Com base nos 90% restante, calcule o valor da mensalidade.
Assim, se sua academia suporta 300 pessoas durante o dia todo e você quer uma receita de R$40 mil ao mês, a mensalidade deve ser de RS150,00. Detalhadamente a conta fica:
300 pessoas – 10% de inadimplentes = 270 pessoas
R$ 40 mil de rendimento mensal / 270 pessoas = R$148,88 = R$150 reais por pessoa ao mês.
3. Conheça seus concorrentes
Você já calculou gastos, lucro e uma base do valor da mensalidade da sua academia. Agora é hora de considerar o que seus concorrentes têm feito. Verifique as estratégias que eles tem usado para oferecer serviços, criar planos e os valores cobrados. Assim, você consegue verificar se os preços que você determinou estão competitivos.
Isso não significa, necessariamente, igualar seu preço ao dos concorrentes, principalmente se isso pode significar prejuízos. Mas se o seu preço está mais alto, você precisa buscar diferenciais para a sua academia ou forma de poder reduzir o valor. Oferecer aulas que o concorrente não possui ou um espaço diferenciado, como pilates, yoga, zumba, uma sauna e banheiros melhor equipados são uma forma de justificar seu valor para o cliente.
É possível, também, reduzir custos fixos, como aluguel, internet e serviços contratados para poder reduzir o valor da mensalidade. Tente entender como o cliente enxerga seu concorrente e como enxerga você. Essa é a melhor forma de definir qual a melhor estratégia de preços. E não tente se igualar copiando métodos, faça um planejamento que tenha a sua cara.
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[…] Com esse mecanismo, além de possibilitar ao aluno a possibilidade de matrícula sem preocupação com boletos ou com comprometer o limite do cartão de crédito, a academia reduz os riscos de inadimplência. […]