Abdominais são exercícios muito utilizados por quem deseja perder barriga. Mesmo assim, nem sempre o sonho da barriga chapada é alcançado. Para conseguir bons resultados é importante buscar por exercícios que trabalhem a região de forma completa, combinando-os com uma alimentação balanceada.
O banco para abdominal é um dos aparelhos de academia que mais contribuem para que os exercícios tenham melhores resultados. Ele oferece diversas possibilidades de variação que, além de queimar aquela gordurinha extra, ainda tonificam e fortalecem os músculos.
Mais do que isso, a abdominal bem executada pode contribuir com o metabolismo, tornando-o mais ativo e mais eficiente na produção de energia e queima de gordura.
Veja 5 exercícios para abdômen que podem ser realizados no banco para melhores resultados:
1. Flexão do quadril em banco horizontal
Esta flexão de quadril permite o isolamento dos movimentos de quadril, trazendo mais eficiência para o exercício. Com um banco horizontal, o exercício trabalha o músculo reto abdominal, oblíquos e externos, afetando, também, o reto femoral.
Uma de suas variações é a flexão de quadril na barra fixa, mas ela exige certo preparo e força nos braços e abdômen que um iniciante não teria. Assim, a flexão de quadril em banco horizontal é a melhor opção para quem está começando.
2. Flexão do quadril em banco inclinado
A inclinação do banco, que pode ser conseguida com uma prancha regulável ou com o banco abdominal regulável é outra indicação para iniciantes.
Assim como o exercício no banco horizontal, trabalha movimentos de isolamento e os músculos reto abdominal, oblíquos, externos, em menor intensidade, o reto femoral.
3. Flexão do quadril em banco inclinado com halter
Com as mesmas características da flexão de quadril em banco inclinado, a diferença está na presença dos halteres. Essa variação do exercício tem como foco principal aumentar a resistência por meio do peso, tornando o treino mais intenso e, quando executado corretamente, mais eficiente.
4. Banco abdominal com flexão do quadril
Este exercício, em geral, utiliza o banco horizontal. Nele, o movimento feito é o de movimentar tronco e pernas ao mesmo tempo. É um exercício que exige coordenação motora e resistência e que trabalha muito mais intensamente o músculo reto abdominal e o oblíquo.
5. Abdominal em banco inclinado
Utilizando os mesmos bancos reguláveis da flexão de quadril em banco inclinado, o foco desse exercício não está na elevação das pernas, mas no movimento de tronco.
Além dos músculos trabalhados na flexão de quadril, afeta também o ilíaco. No entanto, apesar do trabalho mais completo, pode causar lesões na região cervical se não for realizado corretamente.
Para evitar problemas, mantenha as mãos cruzadas sobre o peito e não atras da cabeça. Assim, a tendência de forçar o pescoço é muito minimizada.