Montar academias de sucesso é um dos objetivos mais almejados atualmente por quem trabalha com esportes. Ter um espaço que auxilie as pessoas a conquistar seus objetivos e ter maior qualidade de vida, no entanto, depende de diversos fatores.
Muitas vezes, não basta apenas ter aparelhos de academia da melhor qualidade. O importante é oferecer um conjunto completo de serviços que atendam às expectativas de seus clientes.
Veja algumas dicas de como transformar seu negócio em uma academia de sucesso:
1. Escolha uma boa localização
O lugar onde sua academia está é essencial para o sucesso. Ela deve se localizar em locais com grandes fluxos de pessoas e que não possua outras academias muito próximas. Academias que estão em um lugar a muito tempo tendem a já ter absorvido os clientes da região, exigindo muito mais investimento para que seu negócio tenha sucesso.
2. Conheça o perfil dos clientes
Não importa muito o que você acha importante em uma academia se ela não atender as necessidades de seus clientes. Considere o poder aquisitivo das pessoas da região e a idade delas, além de informações de hábitos.
Faça pesquisas para ter certeza do que oferecer e de como oferecer com o máximo de qualidade e apelo ao público.
3. Fique atento às condições do espaço
De nada adianta oferecer as melhores aulas, equipamentos e professores se a sua fachada estiver velha e desgastada, os equipamentos velhos e mal cuidados e o espaço da academia não for bem iluminado e climatizado. O visual influencia muito na opinião dos clientes sobre seu espaço.
4. Contrate bons profissionais
A única forma de oferecer treinos de qualidade é oferecendo profissionais capacitados para orientar os clientes. Além disso, a lei exige a presença de profissionais regularmente registrados no Conselho Regional de Educação Física para orientar e prestar assistência aos clientes.
Contrate Educadores Físicos que tenham formação para oferecer qualidade, mas não se esqueça de avaliar a forma como eles se relacionam com outras pessoas. De nada adianta muitos diplomas e não saber explicar um exercício para um aluno ou ser antipático no atendimento.
5. Defina a estrutura da academia
Da mesma forma como o perfil do público vai ditar as aulas oferecidas no seu espaço, as aulas vão ditar a melhor forma de organizar seu espaço. Lembre-se que é essencial ter um espaço para vestiários, aquecimento e alongamento, para que os alunos transitem entre os aparelhos e para modalidades como pilates e dança, além de uma sala reservada para as avaliações.
Se você busca diferenciais, lembre-se de ter um espaço para lojas de produtos fitness como: roupas, acessórios, suplementos, estética e etc.
6. Invista em bons equipamentos para academias de sucesso
Sim, os equipamentos de musculação dizem muito sobre a qualidade do que você está oferecendo. No entanto, uma academia de qualidade deve contar, também, com bons equipamentos para a área administrativa, garantindo maior controle.
Muitas vezes, bons equipamentos custam caro, mas é um investimento que vale a pena e tem grande efeito no retorno com clientes.
7. Oferta de Pacotes
Agregue valor ao seu negócio oferecendo pacotes para clientes. Dessa forma, além de baratear o custo para o consumidor sem perder sua margem de lucro, você atrai mais praticantes para outras modalidades além da musculação e alcança um público mais amplo.
Oferecer pacotes ainda incentiva os alunos a divulgarem sua academia para os amigos, servindo como um marketing espontâneo.
Seguir essas dicas vai ajudar muito a melhorar a qualidade dos serviços oferecer e garantir que você conquiste o sonho de ter uma academia de sucesso.